quarta-feira, 13 de agosto de 2008

OLÁ A TODOS



Seis da manhã, 4ª Feira.


Mais uma vez acordo e não sou capaz de deitar a cabeça na almofada e voltar a adormecer.

Levanto-me, então, já sem quaisquer esperanças de sonhar mais um pouco. Está um daqueles dias lindos de São Tomé, ontem chegaram as primeiras chuvas, sinal que a “gravana” está no fim e hoje o Sol abraça-nos e aos nossos corpos. Pego na mochila, mais uma vez com este pc e a minha Canon, e com o seu peso caminho até ao carro, sem deixar de respirar o ar que vem do mar e fazer a Bruxinha dar uma corrida para se esticar bem, depois de mais uma noite de trabalho nosso e sonolência dela.


Passo por aquela estrada que todos os dias percorro a caminho do centro.

As recordações são muitas e são a minha arma contra o cansaço, e ele vai abandonando o meu corpo como saísse de uma sauna relaxante.


Cumprimento várias pessoas anónimas que me acenam no caminho, como se nos conhecemos de longa data…estas gentes são muito afáveis…mesmo!!!



Quem é que ainda não teve um daqueles dias onde o mau humor toma conta de nós e coitados daqueles que nos dirigirem uma só palavra que seja? Todos já tivemos e é horrível, não só para a pessoa que está de mau humor como para os seus queridos que, coitados, têm que o aturar durante todo o dia.

Conheço o mau humor de perto, e enfrento-o, combato-o, e neste São Tomé parece que é passar um apagador do giz em ardósia seca

O meu humor continua óptimo, mas já sinto falta de desgastar o meu corpo em trabalho que tanto gosto de fazer, mas ele não.LOL


Não vale a pena querer mostrar às pessoas o lado cor-de-rosa da vida, mas São Tomé tem muito por onde ver e olhar e que até agora não mostrei na minha objectiva, nem narrei neste blog, mas muito por curtinho debruçar-me-ei sobre estes factos…


Os piores hábitos são o desarrumo formado por anos de desinteresse governamental e de pouca informação às populações…


Agora tudo vem vindo a melhorar…ainda bem..as ruas da Capital já se encontram sem lixos, o que para a população é indirectamente uma lógica de educação…mas ainda faltam muitos passos, especialmente nas aldeias mais remotas…


Temos sempre algo que nasce connosco e que irá ficar preso à nossa memória sempre. Inexplicável mas indispensável.
Os momentos que se seguem são sempre vividos com o passar melancólico ao som da rádio Voz da América, e o entrar de clientes que gargalhando uns com os outros nos ajudam a passar elas sem dar pelo tempo.

Não quero pensar no que será depois.

Tento aproveitar da melhor maneira o que ainda posso ter.

Mais umas gargalhadas, umas verdades, umas confissões e uns olhares.

Percebo que assim que o abrir e fechar da porta da entrada, fecha a saudade e abre a esperança e por vezes desejamos nunca mais sair deste estado com um sentimento de enorme satisfação.

Cada momento que passo é um momento ganho com grande agrado.

Arrependimento é algo que nunca chegará perto.
E depois de tudo mais um dia passará com saúde, carinho e amor…

É lá…já estou a divagar…tenho é que preparar o prato do dia!!!






XAUÉÉÉÉÉ



.

3 comentários:

Unknown disse...

Em casa do teu mano João aproveito para mandar um abraço ao meu compadre e um beijo à minha prima e comadre. Zé Saldanha.

Anónimo disse...

Chiquinho, que espectáculo!! Sempre a mostrar o dia a dia dessa terra tão diferente do bem bom a que estamos habituados. Obrigada, bjs grandes

Anónimo disse...

Mano Xico
Não há dúvida que qunto mais simples e despreocupada é a vida dum povo, mais agradável e simpática é a convivência. Deveríamos aprender com eles.
Então, já estás a fazer os teus óptimos petiscos e cozinhados ou tens de te adaptar à matéria prima local (peixe e fruta)?
Grande beijo para os 2.
Minan