segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Terras de Sonho





Moçambique localiza-se na Costa Sudeste do Continente Africano, estende-se no sentido Norte - Sul voltado para o Índico com que se confronta ao longo de 2515 Km de linha de costa.

Eu, que não nasci nem tenha muita gente à minha volta que tenha nascido em Moçambique, tinha bastante curiosidade lá regressar pois quando por lá tínhamos passado anteriormente não deu para ver nem um vigésimo do que Moçambique tem de bonito.

Não sei se algum dia teria possibilidades de lá regressar, por isso não hesitei em aceder ao desafio que tenho desde pequenino, quando lia as aventuras das caçadas de Henrique Galvão e mais recentemente nos “Ventos de Destruição” de Adelino Serras Pires, de vir a conhecer o afamado Parque Nacional da Gorongosa.

De todas as viagens que fizemos, esta foi sem dúvida aquela em que mais interesse tínhamos, não só pela amizade férrea que lá temos… Bio e Lola… como pela forte vontade do regresso ao paraíso


A coisa que eu mais gosto na vida é estar na estrada, viajando a esmo, escolhendo ao acaso meu próximo destino. Não posso fazer isso com muita frequência, por isso fotografo o que é possível.

O que não é possível, guardo na memória ou tento descrever.

À chegada à Capital, Maputo, deparámo-nos como costume com a generosidade e alegria daquele povo de sorriso fácil e franco.

Para quem pensa que os portugueses são apenas mais uns turistas em Moçambique, desengane-se.... Os Moçambicanos gostam do nosso povo e distinguem-nos à distância de um olhar o que nos faz sentir em casa e, muitos portugueses, apesar de tudo, gostam de regressar à terra que os viu nascer e recordar todos os bons momentos ali passados.



O Mercado Central de Maputo está bem abastecido de simpatia,
mas também, obviamente, de fruta, legumes e de uma grande variedade de produtos enlatados, a esmagadora maioria proveniente da África do Sul. Desde manhã cedo que há maningue gente a percorrer os corredores entre as bancas, onde sobrevivem balanças que dariam belas peças de museu. E uma variedade infindável de artesanato proveniente de todos ao pontos …



Em matéria de mercados, há outro lugar incontornável na capital moçambicana, o mercado do peixe, assim popularmente designado já que toda a gente o desconhece pelo seu outro nome - “A luta continua”.

Um cenário popular por excelência: apelos de vendedoras e vendedores, mares de amêijoa e graúdos espécimes piscícolas arrancados aos submarinos viveiros do Índico, pesos e contrapesos, com terceiros a desfazer a dúvida, cantorias daquela lógica de mercado “o meu peixe é maior que o teu”.

O tamanho, conta, sim senhor, mas a prova dos nove é da competência das papilas gustativas.

Queira o cliente e não há razão para perdas de tempo: ali mesmo, ao lado, uns quantos restaurantes ao ar livre dão trato à peça, mediante o pagamento de uma taxa de serviço. Em menos de um ápice, entre laurentinas e laurentinas geladas, era uma vez um peixe, uma lagosta, um cesto de camarão-tigre.

Em relação à alimentação, para quem gosta de marisco como eu, é óptima.... marisco e peixe ao almoço e jantar e não pensem que é um luxo que não é.

É tão normal como comer um bitoque ou qualquer outro prato.


E o caril de amendoim e os “Achares” que por lá abundam!!!

Eu fiquei sempre fã da Costa do Sol, que dizem que era e continua a ser um dos melhores restaurantes…mas desta vez experimentamos o Marlin, no Clube Marítimo, e… paciência mas está fenomenalmente dirigido pelo amigo Celestino e mulher que trouxeram a diferença na restauração local … parabéns aos habitantes de Maputo…


Não existem praias cheias de gente como no Algarve, não existem praias "menos bonitas".... existem sim, praias magníficas areia branquinha e de água quente.