quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Moçambique ... Ponta do Ouro a Xai-Xai




Na 1º semana fomos para o Sul … Ponta do Ouro e Ponta Malongane… Estrada a restaurar pois encontra-se com muito mau acesso … são 100 km de penar que os Moçambicanos de Maputo não merecem fazer, especialmente quando sabemos como são bons, os da vizinha Suazilândia e África do Sul…


Local idílico que de momento está a levar um forte investimento no turismo…





Apesar das dificuldades em chegar e do imenso esforço que fizemos durante toda a viagem para não sermos "catapultados" da "Pick-Up" nos solavancos constantes do passeio, foi uma viagem para nunca mais esquecer. Muito mau caminho mesmo, mas ... Não faz mal, pois tudo o resto valeu a pena!



Bom, de volta a Maputo e depois da semana que passamos no Sul, continuamos a constatar que ainda guarda ares de cidade do interior. Todos se cumprimentam na rua, chamam qualquer estranho de macueso (irmão, "brother" em xangana, o dialecto local) e a vida passa devagar…






Mais uma vez constatámos que se come muito bem em Moçambique. A culinária local mistura as raízes africanas com influências portuguesas - com direito a fortes sotaques hindu e muçulmano. Essas últimas são herança dos tempos de comércio intenso entre indianos, árabes e a população Bantu, que habitava a região quando Vasco da Gama atracou no país, em 1498.

Para provar essa mistura de sabores, fomos desta visitar a Feira Popular, na Avenida 25 de Setembro. O lugar é extremamente modesto, mas serve ótima comida. A grande surpresa da feira, porém, o melhor negócio em se tratando de culinária moçambicana é deitar e rolar saboreando a fartura de frutos do mar. Fresquíssimos, geralmente são servidos grelhados, temperados com limão e um pouco de pimenta (que atende pelo nome de piripíri) ou um pouco de curry.Pinga, na Feira Popular , o Restaurante Coqueiro, especializado na cozinha moçambicana, o Restaurante 1908 (Eduardo Mondlane) tem decoração colonial.Petiscos e peixes grelhados no Mundo's (Julius Nyerere com Eduardo Mondlane), onde também tomámos diversos café-da- manhã. O Manjar dos Deuses (Julius Nyerere) tem pratos portugueses, com toques da criatividade africana.

Tão quente quanto o tempero local é a noite de Maputo.

A dança dá base da "passada", uma mistura de lambada com forró um pouco menos acelerada. Não se assuste se for convidado por um estranho - ou estranha - para dançar. A paquera rola solta, e os mulungos, como você e eu (calma, esse palavrão quer dizer apenas branco, ou estrangeiros em geral), dificilmente escaparão de cantadas e olhares curiosos. Ainda mais se descobrirem que se é português. Eles adoram-nos e costumam dar boas risadas .


Mas para chegar a paraísos como Bazaruto, Inhambane e Beira, é necessário de novo por-mo-nos em marcha na "pick-up"4X4.




Mas mais uma vez chamo a atenção que a cidade tem bons motivos para ser tratada como algo mais que um ponto de passagem.

As redondezas de Maputo também reservam boas surpresas.

Seguimos no sentido Noroeste até às praias do Bilene e de Xai-Xai, que são duas das praias mais famosas de Moçambique. Duas estâncias balneares conhecidas pelos fins-de-semana das gentes de Maputo que pela proximidade escolhem estas bonitas praias para os seus dias de descanso.




A praia do Bilene, é uma bonita praia de areia branca numa espécie de ria que contém apenas um acesso ao mar. Por esse facto a água não é tão salgada como no mar e tem mesmo uma tonalidade diferente.

É uma praia bastante bonita, mas que no fundo não me agradou muito, pois não sou muito adepto deste tipo de praias em rias, lagos ou rios...


A alguns quilómetros fica a praia do Xai-Xai, uma localidade que atravessamos no caminho para a praia, onde nos encontrámos com a Margarida (filha da Margarida e do Pedro Lopes Alves) e da sua amiga Maria João , que lá se encontravam numa Missão

A praia é bastante bonita e interessante pois uma espécie de recife protege a praia da ondulação marítima tornando-a bastante calminha. Grandes banhocas e uns camarões fritos espectaculares refrescados por uma cervejinha bem fresquinha…hummmm

Uma verdadeira praia de mar que convida...



O rio Limpopo passa ao lado da cidade numa extensa e verdejante Planície, onde se cultiva o arroz.