domingo, 23 de março de 2008

ZANZIBAR


Voo de Lisboa para Heatrow e de seguida para Dar es Salaam

Chegada a Dar normal...os vistos fi-los à chegada e custaram somente USD 20 e só esperei 20 mnts! Formidável…nem em Portugal! Alfandega cordial e amável!


Câmbios na saída do Aeroporto, os melhores eram 986 TSH por Dólar e não se pagam comissões.

Poucos "papasis" (angariadores de hotéis e transportadores de malas) só os taxistas...






Chegada sem novidades de maior até ao porto de Dar es Salaam para apanhar o Ferry...


para Zanzibar, está muito calor.

Bilhetes a TSH 40000. Viagem de 2 horas normal o mar estava de vaga fácil…








Chegada a Zanzibar, normal e alfandega muito cordial. Aí sim, na saída do porto fui assaltado pelos "papasi" o que atrasou bastante, e fez-me perder o 1 hotel de destino pois estava esfomeado e tive de ir almoçar...fui a uma esplanada sobre o mar espectacular "Mercurys", cujo pratono é um local célebre Freddie Mercury, esse mesmo o dos Queens!

Almoço camarões red fish e Atum fresco grelhado TSH 20000.

Dormida num hotel KOKONI por USD 20, sem água quente, indiscutível…









O pequeno almoço no último andar com vista sobre a cidade (Stone Town), desta ficam na memória as ruelas como a nossa Lisboa antiga





As portas magnificas

A limpeza possível e agradável (estamos em África e o conceito europeu sempre me deixou muito perplexo), a amabilidade dos locais e os vendedores na feira a noite, onde não arrisquei comer no primeiro dia, mas repleta de "mzungos" e de confusão.







Reservei a altura de quaisquer compras para o regresso…










Fui almoçar no dia seguinte a BUBUBU (FUGI Beach) fraco e barato TSH 2500 e transporte TSH 2000.

Praia má mas foi a primeira que visitámos a visitar só na maré-cheia altura em que se pode tomar banho, mas muito bonita.

Mar este inimaginável…







De volta a Stone Town sempre nos comes e bebes no Mercury!!! como sempre ate ao fim.

Bebidas locais DAWA lima, mel, Kognaki(aguardente local) e gelo.

Ate agora nota negativa só no Hotel.

Partida para as praias do Norte onde se falava de praias ainda mais idílicas.... e tinham razão!












Transporte por TSH 2000/pessoa visitas a vários hotéis mas acabei por ficar num
chamado White Sands que e faz juz ao nome.









Espectacular praia com um senão o apoio de praia para os “turistas” é incomodo…para mim estava óptimo.


Os bungalows bons e baratos TSH 25000 com pequeno almoço.

O Bar na praia fraco de bebidas e pouco frescas mas pelo preço!!!!

Comida agradável e noites agradabilíssimas não fossem os barulhentos do Bar do lado 'Biquini Bar 'atè às 1,30 parecia mentira!


Pequenos almoços agradáveis, e o pessoal muito simpático.

Comprou-se 1 Red Snaper, que depois o cozinharam no Hotel e no day after uma lagostada e peras o Red ficou a TSH10000/pessoa e as Lagostas TSH 12000, uma bagatela

Foi-se de barco ate NUNGWI uma aldeia no ponto mais a norte da ilha.











Um fogo recente queimou parte do centro turístico; Baraka Bungalows,Amaan Bungalows, Safina e parte de Kigoma Beach Hotel, bem como o centro de mergulho (mas este já esta a renascer das cinzas)!

Vale a pena revisitar mas só pela aldeia.

Areia e praia não há como em KENDWA, é como nas melhores fotos publicitárias, areia fina e branca, sol e mar de cor azul-bebé e verde clarinho, sem ondas e água quente!!!


E pronto foram dias difíceis de esquecer,mesmo com o azar de ter partido a perna artificial, que tive de encurtar e compensar com uma calcanheira!...Vi a coisa turva mas consegui e agora estou espera de transporte de volta a Stone Town.

Chegou só de tarde e foi um maravilhoso passeio! TSH 3000/pessoa.



A paisagem e vegetação de Zanzibar é mesmo maravilhosa!






Cheguei à cidade por volta das 4 e para outro hotel"Gardens Lodge", cujo pequeno-almoço não teve as vistas dos outros mas o quarto teve água quente o que parece não fazer falta mas olha que para refrescar o suor, nada melhor que começar por ensaboar c/ quente e enxaguar c/ fria.

Mas Stone Town é mesmo um espectáculo em todas as formas de vida.


Adiei mais uma vez as compras para o dia seguinte, antes de apanhar o Ferry de volta a Dar es Salaam e o jantar foi num restaurante "Sweet Easy"onde jantei divinamente… Creme de Lagosta e Espetada Maasai, Salada de fruta, gelado de limão c/ Vodka, tudo bem regado pelas "Tuskers" estas as primeiras verdadeiramente frescas! TSH 20000/p, o preço não foi o melhor mas soube muito bem!

O sono foi retemperador e de manhã lá se foi levantar as compras que se tinha em vista! Depois veio a maior carga de água desde que cheguei (em Zanzibar todos os dias choveu um bocado por volta das 11-12 mas depois fazia uma temperatura por volta dos 35º que tinha picos a rondar os 40º-repentina e inexplicavelmente aumentava a temperatura que nem se aguentava ao sol…ou água, ou sombra.

E lá fui despedir-me do "Mercury" com um p almoço ligeiro, mas não menos bom uma Pasta c/Pedaços de Lagosta, Caranguejo, Camarão e queijo Massala.

Óptimo para descansar paisagem maravilhosas, praias fantásticas, pessoas afáveis, comida muito boa, Budget diário USD 60,00.

O senão: não se avistam mamíferos selvagens, só cobras, lagartos e passarada, mas mesmo estes são poucos. Um simples macaquito numa arvore mas agarrado a por uma corrente de aço e para os ver é necessário ir à Jozani Forest, isto devido à luta titânica entre o homem e o animal selvagem, procurando este sempre a conquista do meio natural do outro!!!!