segunda-feira, 16 de junho de 2008

TSAVO e SHIMBA HILLS

TSAVO

Ao contrário de Shimba Hills o Parque Nacional de Tsavo é o maior do país e um dos maiores de toda a África. Os acessos são bons mas aconselho se quiser ver todo o tipo de animais a incorporarem-se em grupos locais que organizam Safaris

Este parque é tão vasto que nele podem ser encontradas todo o tipo de morfologia e de vegetação, montanhas, planícies, desertos, savanas, bosques de acácias, rios com florestas, pântanos e campos agrícolas, especialmente de cultivo de Sisal.

Os apoios hoteleiros são inúmeros e para todas as bolsas, de salientar o Tsavo Salt Lick e o Tsavo Lodge





Os Animais aqui existem em grandes quantidades, não só devido à extensão da reserva, mas especialmente à grande qualidade dos seus pastos... para lá das muitos mais espécies observadas tirámos algumas fotos

ZEBRA


LEÃO





RINOCERONTE


CHITA


HIPOPÓTAMO
GIRAFA

GAZELA


KUDU


BABUÍNO

ELEFANTE



BUFALO


Shimba Hills



A reserva nacional de Shimba Hills é talvez o parque nacional mais pequeno do Quénia mesmo ao lado de Mombaça, de muito fácil acesso e muito boas estradas interiores, ela é uma área de floresta húmida e de floresta e de savana litorais. É uma área muito importante para a biodiversidade das plantas onde mais de metade das plantas raras do Quénia aqui se encontram no Shimba Hills, incluindo algumas espécies em vias de extinção de cycad e de orquídeas.

É igualmente um local nacionalmente importante para pássaros e borboletas.


Mas o que mais marcou as nossas vistas são os 700 elefantes da reserva. Esta tão abundante população é de uma dificuldade de sustentabilidade elevada, pois causa danos significativos à vegetação, ameaçando a vida de plantas em vias de extinção.Para isso as autoridades criaram a norte da reserva um santuário do elefante de Mwaluganje para fornecer uma rota, pois assim os elefantes saiam do parque. O restante do limite do parque é cercado para impedir os elefantes que invadam a terra. Este conflito entre seres humanos e elefantes já alcançou níveis críticos.

Devido a tudo isto é enorme a escassez de outros animais, existindo apenas o Antílope de Sabre, mas não se pense que não valeu a pena lá nos deslocarmos… os encontros imediatos valem muito…


e se quiser observá-los calmamente existe um Lodge nas colinas onde os elefantes vêm beber água