terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

S T P Somos Todos Primos











Conheci de Porto Alegre a Bindá.

Estive em Neves - Stª. Catarina - Água Izé – Micondó…











Fui até à Lagoa Amélia,ao Morro Coracora Grande,a Anambo, ao Monte Verde, ao Monte Rosa, à Ponta da Azeitona…











S
ubi até ao Pico Ana Chaves e visitei bem no seu interior algumas das muitas roças ainda existentes, infelizmente hoje em dia, na maioria puros dormitórios já sem produções agro-industriais, Água Izé, Boa Entrada, Santa Catarina, São João, Dona Augusta, Ribeira Peixe, Belo-Monte, Porto-Real, Bombaim, Agostinho Neto, Diogo Vaz, Monte Café, Colónia Açoreana, Uba Budo , Caridade e Santa Margarida de entre outras....








As reformas da agricultura estão a deslocar pessoas das roças e das plantações para casas nos seus próprios campos, os mercados estão cheios de produtos nacionais e importados, os ricos estão a ficar cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Outrora sob o regime de partido único não havia nada nas lojas e não havia mendigos, agora as lojas estão cheias e temos meninos de rua e velhos sem abrigo.

A malária, maior responsável pela mortalidade, andava à solta, impedindo o desenvolvimento de indústrias como o turismo. Agora devido às guerras travadas entre os peritos Chineses e os mosquitos, estes estão a ir-se abaixo…até quando? Veremos…

A moeda, a Dobra … agora estabilizou.

E não haverá guerra nem massacres … todos são família.

S T P…São Tomé e Príncipe… ou como eles dizem Somos Todos Primos

Mesmo os ditos Ninjas e suas reivindicações não passam de puras zangas familiares, com poucos resultados práticos, mas muitos abraços no final…


1 comentário:

Fernanda Costa Alegre disse...

sou santomense e como tal gostei muito de ver todas as imagens que infelizmente relatam o dia á dia do povo santomense, e como foi dito os « pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos»

Espero contribuir de tal forma para que um dia eu e os de mais possam realmente dizer « tenho orgulho deste País.

Um muito obrigado, Bem haja.