quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O isolamento é diferente da solidão.

-->
.



Também vejo o fogo, brinco com ele e imagino os desenhos que ele descreve. Olho o céu no contar das estrelas (pode estar escuro mas olho sempre as estrelas), eu sempre beijo as nuvens com mais um sopro de ventanias da alma, um escape que muitos que me rodeiam julgam ser um sinal de que estou farto, mas não é, é um beijar o tempo que há-de chegar, afastar os maus-olhados e carmas negativos que me vão deixando aos poucos na minha jornada.
Molho os lábios, trinco-os no mordiscar mais leve, sou homem e como todos os outros também atormentados pela vastidão da eternidade…
Limito esta pelo pisar dos desafios constantes, ahhh quero evitar a morte lenta em muros já saltados e carregados de pinturas amaldiçoadas, isto quero mesmo evitar!
Também vejo o sol na trip mais tresloucada, munido de um lenço amarrado na cabeça com três nós bem apertados, vermelho na cor de mais um pousar do pensamento! na reflexão do momento, igual à cor dos meus olhos de tão pouco dormir e só pensar sem sonhar!
Merda prós cabelos que despenteio no coçar constante, merda e merda que também vejo a inocência que já não tenho em alma escurecida…estou triste, vou dormir…sem sonhar…só a pensar….
O que muito dói na vida é ver aqueles que foram nossos amigos, sempre ocupados quando precisamos de alguém para nos consolar e ajudar a reerguer o nosso espírito.
É quando parece que nas aflições sobramos só nós a importar-nos com nossas tristezas. Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, dia após dia.

Mas somente algumas dessas pessoas, ficaram para sempre em minha memória.
Essas pessoas são ditas amigas, e levá-las-ei para sempre em meu coração, às vezes pelo simples facto de terem cruzado na minha vida, às vezes pelo simples facto de terem dito uma única palavra de conforto quando eu precisei, às vezes por me terem dado um minuto de sua atenção, e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias, derrotas, às vezes por terem confiado em mim, e me contado também seus problemas, angustias, vitorias e derrotas… Para estas não é necessário a construção de castelos na areia…
Isso é ser amigo: É ouvir, é confiar, é amar.

E amigos de verdade, ficam para sempre nos nossos corações, assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis. Subitamente a saudade do tempo em que não havia mudança. Sou agora eu que reconheço as ausências? Aprecio na mudança o que já não é mau!
Claro que ninguém gosta de estar enganado. Mas quando descobrimos um palhacinho por detrás de uma pessoa séria e reservada é maravilhoso saber que pudemos nos enganar. Se todos os enganos fossem assim abençoados! A sensibilidade do outro toca-nos. Dá até vontade de chorar. Não sabemos direito o porquê de nos sentirmos próximos de alguém assim tão longe, tão diferente e tão igual. Mas amizade, como o amor, não se questiona. Vive-se. Dela e para ela. É preciso dar tempo ao tempo para se saber cativar e ser cativado. Quando saímos às pressas sempre temos o risco de deixar alguma coisa esquecida. Mas se tomamos o tempo de olhar bem, reflectir, conversar, conversar e conversar... e rir e brincar e ficar em silêncio!... Se deixamos que essa flor nasça cuidadosa e docemente... aos poucos ela vai vendo a luz do dia.
Nas horas, nos dias, nos meses que estamos longe de muitos que tanto amamos, pensamos sempre que escrever seria um bom escape, mas não pensem que o é! Ao olhamos o mar calmo e convidativo, sentimos a brisa ligeira por entre calor tórrido e mais uma vez tenta a nostalgia entrar dentro de nós, mas habilmente agarramo-nos àquilo que melhor temos desenvolvida… a memória dos bons tempos passados no meio de quem tanto amamos e sem de facto escondermos o eterno prazer pelo fascínio que esta terra nos envolve no dia a dia… e adorável companhia que escolhemos para o nosso dia a dia…
Fazemos parte dos erguidos do chão, daquela raça de gente que teima em ser feliz mesmo que para isso tenha que derrotar a vida num combate singular.
Na verdade, às vezes todos nós sentimos a necessidade de companheirismo – de alguém para ouvir o que dizemos, para nos consolar, alguém que compreenda os nossos sentimentos mais profundos, nossos pensamentos e que nos aceite como somos. Precisamos de alguém que seja sensível às nossas emoções.
A solidão é um sentimento bem forte, que se pode tornar muito doloroso. Provoca uma sensação de vazio e de isolamento.
O isolamento é diferente da solidão

É o momento que se escolhe para estar consigo mesmo, em paz e harmonia. É uma busca interior, um movimento voluntário, uma virtude desenvolvida.

6 comentários:

margarida disse...

Dá para perceber que não está a ser fácil.
Força Mano. Um abraço muito apertadinho cheio de saudades.
Mana Guida

Unknown disse...

Um grande beijinho e abraços cheios de saudades

Mwangolé disse...

Querido Xico,
Porque fazes MESMO parte da raça que teima em ser feliz, não deixes de SONHAR!
Como se diz por aqui "Estamos juntos!"
Estás sempre no meu coração. Força!
Um grande beijo

MARIÃO disse...

Fogo Pai... assustas-me as vezes... sinto-te tão triste... não gosto nada... vem para aqui... fazes tanta falta!!! =(

madalena disse...

Paizão não gosto de te sentir assim, eu estou sempre contigo! Só quero que sejas feliz!!!
Tenho pena de não poder fazer mais para contribuir! Mas podes sempre contar como meu amor!!!!
São tão importantes para mim, juntos para sempre!!

Joana sobrinha disse...

Um grande beijinho tio Xico, às vezes não é fácil. mil beijos cheios de saudades